quinta-feira, 8 de junho de 2017

Rio dos Ventos de Fabiano Alexandria

Pessoal, preparei a resenha de um livro maravilhoso lançado no dia 10 de junho de 2017, na Livraria Leitura do Manaíra Shopping, do autor paraibano Fabiano Alexandria, médico pediatra e também escritor. Vale muito a pena a leitura.

Sempre gostei de ler, mas nunca tive a oportunidade de mergulhar numa história em que a cidade onde nasci, cresci e adoro viver fosse o palco principal de toda a narrativa. Conhecer cada um dos lugares onde tudo se passa me fez vivenciar ainda mais a história narrada. Casei-me na Igreja São Francisco, no centro da capital paraibana; para mim, uma das igrejas mais bonitas do mundo, tendo sido o local escolhido pelo autor para começar e terminar sua espetacular criação, com uma rica narrativa histórica, com um desfecho surpreendente.



A história diz respeito a uma lenda que sempre se ouviu, na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, sobre a existência de um túnel abaixo da Igreja São Francisco, que fora construído, supostamente, para fuga, na época das invasões holandesas a essa cidade.

Frei Antônio, frade franciscano, muito curioso, tanto fez que descobriu a existência desse túnel e passou a frequentá-lo, na calada da noite, para ver se encontrava algo de valor ou se descobria o porquê de tanto mistério acerca daquele local. Numa de suas investidas no túnel, avistou o Guardião do Convento dos franciscanos, Frei Castro, andar apressadamente e deixar cair um determinado objeto de grande valor, uma das preciosidades encontradas no referido túnel.

“O Guardião, para os franciscanos, é o pai espiritual e o superior na comunidade, cuja responsabilidade está em ter discernimento em servir aos temperamentos de muitos, ter afeto de um pai, mas o rigor de um mestre e, sobretudo, procurar antes ser amado do que temido”.





A história começa com a morte de Frei Antônio, tendo sido o corpo encontrado em uma embarcação, no Rio Sanhauá, o principal rio da capital paraibana, em circunstâncias bem suspeitas.

Frei Ângelo, melhor amigo e confidente de Frei Antônio, faz uma ligação para a polícia, a fim de contar tudo o que sabe sobre a morte do seu amigo e marca um encontro com a policial Vanessa, ajudante de Bernard, também policial, a quem conta tudo o que sabe. Ângelo não sabia, no entanto, que havia alguém escutando sua conversa com a policial, muito menos que este alguém estava envolvido na morte de Frei Antônio.

Outras mortes ocorrem na história, todas as pessoas que sabiam da existência das relíquias encontradas no túnel da Igreja São Francisco correm perigo e Bernard, juntamente com Vanessa, precisam descobrir o porquê das mortes e quem é o assassino.



Frei Antônio, antes de morrer, deixa pistas, na certeza de que estava correndo perigo de vida, já que sabia demais, o que ajuda a polícia a montar o quebra-cabeça. O final foi surpreendente.

“Este era aquele de quem eu dizia: o que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu (João 1,15)”.

Um livro com uma excelente história policial que nos enriquece historicamente, de leitura rápida, não deixa nenhuma pergunta sem resposta e, ainda, aguça a vontade do leitor em conhecer os pontos turísticos da cidade de João Pessoa, onde está situado o ponto mais oriental das Américas e tem um bonito rio que corta a cidade, o Rio dos Ventos.


Título: Rio dos Ventos
Autor: Fabiano Alexandria
Editora: Autografia
Páginas: 220
Ano: 2017
Minha avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟


Lançamento do livro, na Livraria Leitura do Manaíra Shopping, em João Pessoa/PB, em 10 de junho de 2017.

Eu, com o autor, Fabiano Alexandria, autografando o livro que ganhei de presente :)


Os livros expostos


Livro e mimos dados pelo Autor


O Autor Fabiano Alexandria explicando como escreveu a história

28 comentários:

  1. Muito gratificante ver que estou no caminho certo, que aquilo que produzi está agradando e tem qualidade. Muito feliz mesmo e sem palavras para agradecer o incentivo que recebo agora em continuar melhorando e produzindo boas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que o seu trabalho tem qualidade, Fabiano. Adorei o livro. Não deixe de nos dar notícias nos próximos trabalhos. Um abraço!!!

      Excluir
  2. Ola.
    Eu gosto muito de livros com essa pegada policial e a qualidade da obra do autor parece ser extraordinária. Fico extremamente curiosa para desvendar o desenrolar dessa história.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desfecho é maravilhoso. O livro tem resposta prá tudo. Indico a leitura. Você vai gostar!!!

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa! Me deixou super curiosa para ler o livro. Você consegue nos transportar para o ambiente da história, vivendo o suspense da situação. Adorei, não vejo a gora de ler e trazer as minhas impressões.
    Foto linda!!!
    Beijos
    danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Foi muito gratificante ler esse livro e parabéns pela resenha!!!😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito bom esse livro e a sua resenha ficou maravilhosa, viu??? Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Nossa, eu nunca li nada em que tivessem padres na história! E ainda por cima com esse mistério todo! Eu adoro um suspense, fiquei bem curiosa pra saber como termina! otimo post!!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem? Adorei a proposta do livro, acabei de ler outra resenha dele e posso dizer que fiquei encantada com originalidade, e de como o autor conseguiu colocar pistas no decorrer da leitura e no final, amarrar todas as pontas soltas. Sem contar que por passar-se em território nacional enriquece ainda mais a leitura <3
    Adorei sua resenha! está maravilhosa! beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Lá vem esse livro me perseguindo haha' já encaro como um sinal de "Me Leia"! kkkk'
    Enfim, adorei todo contexto da história, possui ótimas referências culturais, regionais e isso é ótimo, pois aprendemos muito com a leitura.
    Fora que a trama parece ser daquelas que irá te prender.
    Parabéns pela resenha! Adorei ❤

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha e a forma leve com que foi escrita, não deu a trama ares de filme de terror e explicou bem a história, por sinal adoro as histórias que rendem várias sensações ao mesmo tempo, o passeio por um local novo, um mistério que cada vez mais me deixa intriga, uma sensação de realidade com o uso de fatos históricos. Beijos ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, realmente esse livro é maravilhoso.Não consegui mais largar.Fabiano tem talento.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Vou acabar lendo esse livro de tanta curiosidade, rs. Não estou acostumada a ler livros com um certo suspense e mistério, porque me dão agonia, e nem livros regionais (devo mudar isso), mas a sua resenha me fez ter muito interesse em ler esse livro. Parabéns!
    Amei!
    Bjo
    ~ Danii
    clubedofarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Procuro sempre diversificar um pouco a leitura, sair um pouco do contexto literário que tanto amo...Às vezes é bom 'pensar fora da caixinha". Rs. Beijos

      Excluir
  11. Gostei da proposta, devemos dar uma chance para escritores brasileiros. Beijos.
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro. E saber que se passa aqui pertinho da minha terra me motiva a lê-lo, sem falar que sua resenha criou uma grande curiosidade.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa para saber do desenrolar da história. Adorei sua resenha. Bjs!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, fiquei conhecendo o livro e autor hoje através de outro post e ver ele aqui de novo foi muito interessante pois pude conhecer mais sobre o livro por um outro olhar e continuo achando que é um ótimo livro .

    ResponderExcluir